ÍRIS lança programa de mentoria para aplicação de metodologias ágeis no setor público

ÍRIS lança programa de mentoria para aplicação de metodologias ágeis no setor público

Metodologias ágeis são um conjunto de técnicas e práticas de gestão aplicadas em projetos para aumentar a rapidez, a eficiência e a produtividade. Para fomentar o uso dessas metodologias no setor público e garantir a agilidade no trabalho e a entrega de melhores serviços públicos, o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará lançou, na quinta-feira (20), o Agiliza AÍ, programa voltado para construção de capacidades institucionais em metodologias ágeis.

O programa visa capacitar gestores e profissionais do setor público através de palestra de sensibilização, oficina e construção de fluxo de organização, mentoria de papéis e aplicações técnicas, capacitação de ferramentas, acompanhamento e avaliação de desempenho. Entre os ganhos do processo, estão: autonomia e capacidade de inspeção e adaptação para reduzir erros, otimizando o tempo de trabalho e a diminuição de custos.

Conforme relata a coordenadora-geral do ÍRIS, Jessika Moreira, a adaptabilidade é, sem dúvidas, um grande benefÍcio para quem usa essas metodologias. “Acreditamos muito que usar metodologias ágeis, principalmente, dentro do setor público, que lida com problemas sociais tão complexos, é um caminho que pode trazer muitos benefÍcios institucionais e quando temos benefÍcios institucionais conseguimos entregar melhores serviços e polÍticas públicas para a sociedade”, pontua.

A agilista do ÍRIS, Amanda Lima, reforça a importância de trabalhar com metodologias ágeis: “entre diversos aspectos, ao usarmos metodologias ágeis temos um aumento significativo na produtividade das equipes porque passamos a focar em como as pessoas estão trabalhando. Isso reduz os problemas e falhas do que estamos desenvolvendo e aumenta a satisfação de quem está envolvido no processo”.

Ainda em 2022, três iniciativas serão selecionadas e contempladas pelo programa. As inscrições para participar deste primeiro momento de mentoria seguem até 28/10, através do link: bit.ly/agilizai.