Plataforma do Governo do Ceará reúne dados da proteção social do Estado

Plataforma do Governo do Ceará reúne dados da proteção social do Estado

Transparência é um elemento-chave no setor público. É a partir dessa perspectiva que surge a Plataforma Mais Infância Ceará, reunindo dados e informações da proteção social do Estado. A solução foi desenvolvida e é mantida pelo ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará e pelo Programa Cientista Chefe, em parceria com a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), e pode ser acessada através do link.

A plataforma reúne mais de 30 analÍticos com o intuito de evidenciar o contexto das famÍlias atendidas pelo Programa Mais Infância Ceará, iniciativa de combate à desigualdade e promoção da justiça social e do desenvolvimento integral das crianças cearenses. Os indicadores, em constante atualização, mostram o quantitativo de ações e equipamentos do Programa. Entre eles, estão: 2,44 milhões de toneladas de alimentos doados pelo Mais Nutrição e 270,13 mil visitas registradas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin).

Além disso, a solução analÍtica registra o número de 150 mil famÍlias beneficiadas pelo Cartão Mais Infância Ceará, refletindo o valor de R$ 307,82 milhões pagos às famÍlias cearenses em situação de vulnerabilidade social. Estes dados foram coletados na plataforma no dia 30/6/2022.

Conforme explica a cientista de dados do Íris e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ticiana Linhares, a plataforma começou a ser desenvolvida quando se percebeu a necessidade de ter um sistema para consolidar os dados do Programa Mais Infância Ceará. “A iniciativa atende dois públicos prioritariamente: a população, ao dar transparência de ações do Governo; e a gestão, que a todo instante precisa consultar informações para avaliar o impacto da polÍtica pública, para tomar decisões e desenvolver novas ações”, reforça Ticiana.

Os pilares, os objetivos e o público-alvo do Programa Mais Infância Ceará estão entre os demais esclarecimentos presentes na Plataforma, que conta ainda com publicações que trazem detalhes sobre os variados aspectos da iniciativa.

Mais sobre o Programa Mais Infância Ceará

Criado em agosto de 2015, o Programa Mais Infância Ceará atende 184 municÍpios do Estado, com a visão de desenvolver a criança para desenvolver a sociedade e a missão de gerar possibilidades para o desenvolvimento integral da criança. Atualmente, a iniciativa é uma polÍtica pública do Estado do Ceará.