Centro de Competência para Transformação Digital do Ceará (CCTD)

Centro de Competência para Transformação Digital do Ceará (CCTD)

O que é?

O CCTD é um programa intersetorial criado pelo Decreto nº 34.435/2021 com o objetivo de coordenar políticas públicas e estratégicas voltadas para a transformação digital do estado. A execução do programa se dá por meio de Memorandos de Entendimento com grandes empresas de tecnologia. Atualmente, o CCTD possui Memorandos vigentes com as empresas: Amazon Web Services (AWS), Google e Microsoft.

Objetivos

  • Promover eventos, cursos e ações educativas em parceria com as empresas de tecnologia integrantes do CCTD.
  • Formar servidores e funcionários das áreas de TI do estado.
  • Possibilitar o acesso a plataformas digitais disponibilizadas pelas empresas parceiras do CCTD;

Capacitar em conceitos de nuvem (cloud computing), arquitetura de software, modernização de aplicações, entre outros.

Motivação

  • Coordenar esforços por parte dos órgãos e entidades da administração pública estadual para fomentar políticas públicas com foco em tecnologias.
  • Articular e coordenar as ações entre as empresas de tecnologia parceiras da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará – Etice e o Governo do Ceará, formalizadas por meio de Memorandos de Entendimento.
  • Capacitar gestores e técnicos da administração pública no Ceará.

Impactos

  • 67 municípios do estado do Ceará participando do curso.
  • 14 instituições de ensino superior cadastradas para participar do processo de adesão aos programas de capacitação AWS e Google.
  • 109 Escolas estaduais de educa├º├úo profissional (EEEPs) cadastradas e habilitadas na plataforma da AWS
  • 67 municípios do estado do Ceará participando dos programas, através dos alunos.
  • 214 professores capacitados no curso Fundamentos em nuvem com 20 horas/aula (fevereiro a abril/2022) – 1ª turma (abril a junho/2022)
    4.358 alunos capacitados no curso Fundamentos em Nuvem.
  • 1.100 alunos da Escola de Tempo Integral (EMTI) estão previstos para serem capacitados no curso Fundamentos em Nuvem até dezembro de 2022.
  • 111 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) cadastradas no programa.
  • 85 gestores e técnicos de TI do estado formados em Cloud Foundations.
  • 223 profissionais do estado participaram dos eventos Dias de Imersão em Nuvem da AWS.

Na Prática

Gestão CCTD:

  • Reuniões semanais do escritório de gerenciamento do CCTD (Seplag, Etice e ìRIS/Casa Civil)
  • Reuniões semanais com as empresas de tecnologia com memorando vigente.
  • Reuniões semanais dos Pilares do CCTD e empresas parceiras.

AÇÕES 2022:

Evento de inclusão de profissionais em Nuvem no mercado de trabalho – realizado em 06 de abril, em parceria com a AWS, para a inclusão de 10 concludentes do curso de Fundamentos de Nuvem da AWS Academy que obtiveram a certificação AWS Certified Cloud Practitioner. Os alunos fazem parte de um projeto para capacitação de egressos do sistema penitenciário do estado do Ceará, uma parceria entre as instituições: Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); ìRIS Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará; Programa Cientista Chefe / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e Amazon Web Services (AWS).

 

Evento Oportunidades das Big Techs para Universidades do Ceará – realizado em 29 de junho, em parceria com a AWS e a Google, com o objetivo de promover a conexão entre os programas ofertados pelas empresas de tecnologia e as instituições de ensino superior. A finalidade dessa ação é ampliar as oportunidades educacionais em tecnologia para cidadãos e gestores das instituições de ensino superior do estado do Ceará.

 

Participação do CCTD no Projeto Piloto C-Jovem – uma estratégia coletiva do Governo do Estado do Ceará lançada em 18 de abril de 2022, com o objetivo de inspirar e potencializar a experiência dos jovens do ensino médio no desenvolvimento de tecnologia e inovação. A meta desta iniciativa coletiva é capacitar até 100 mil estudantes em 5 anos. O CCTD atua neste projeto possibilitando a inclusão das trilhas de conhecimento de computação em nuvem, ofertadas pelas empresas parceiras, para os alunos do C-Jovem.

 

Embarque da Google no CCTD e início das atividades com a realização do curso Google – Módulo Cloud Computing Foundations Academy – conceitos introdutórios de nuvem em 4 módulos que apresentam os pilares da tecnologia de nuvem: infraestrutura, redes e segurança, dados e Inteligência Artificial. Sequência de vídeos, palestras e laboratórios práticos com 40 horas de formação.

 

Visita Técnica do CCTD ao Parque Tecnológico da Unifor (TEC Unifor) – realizada no dia 08 de setembro de 2022, o objetivo da ação foi conhecer o espaço onde as empresas são instaladas e buscar oportunidades para o desenvolvimento de projetos conjuntos, beneficiando a capacidade científica e técnica dos pesquisadores da instituição para a criação de soluções inovadoras para o estado.

Evento TEC Unifor Innovation Summit – realizado no dia 09 de novembro de 2022, o evento teve como objetivo estimular e apoiar o relacionamento dos agentes vinculados ao TEC UNIFOR com o ecossistema de inovação regional. O CCTD possibilitou a participação de Rubem Saldanha (AWS), Jessika Moreira (ÍRIS LabGov) e Evelise Helena (Ministério Público) como palestrantes.

 

Evento AWS Jantar com EdTechs – Edição 2022.1 – realizado em 22 de março, com representantes da empresa AWS Amazon do Brasil e do CCTD. O evento tem como objetivo aproximar as startups de educação do Ceará participantes do programa AWS EdTechs e promover benchmarking entre os atores do ecossistema de inovação no estado.

Evento AWS Jantar com EdTechs – Edição 2022.2 – realizado em 15 de setembro, com representantes da empresa AWS Amazon do Brasil, equipe CCTD e aceleradoras do ecossistema de inovação no estado.

Evento AWS Digigov – realizado em 24 de março, com a participação de 171 (cento e setenta e um) gestores e técnicos das equipes de TI dos órgãos do Estado.

Curso AWS Cloud Foundations (Fundamentos em Nuvem) – curso online preparatório para a prova de certificação AWS Cloud Practitioner (40h/a). Ao todo, 85 (oitenta e cinco) gestores e técnicos de TI do Estado concluíram o curso.

Realização do Workshop AWS EBA – Experience-Based Acceleration (Aceleração Baseada em Experiência) – realizado no Laboratório ÍRIS nos dias 01, 03 e 04 de novembro, o Workshop EBA foi executado pela empresa AWS e teve como foco a modernização do sistema SUITE, utilizado pelo Governo do estado para gestão documental. O workshop contou com participantes da Seplag, Etice, ÍRIS e AWS, os quais tiveram acesso às melhores práticas dos especialistas da AWS, bem como a identificação de padrões de arquitetura e automação.

 

Os principais resultados da modernização foram:

  • Substituição do AWS Lambda (serverless) pelo AWS Fargate (container gerenciado) e criação do AWS Copilot, que automatiza o provisionamento do ambiente de containers e melhora a escalabilidade para aumentar a disponibilidade aos usuários.
  • Substituição do Amazon API Gateway pelo Application Load Balancer para lidar com a carga dos usuários de acordo com a demanda.
  • Inclusão do Amazon SQS para aprimorar a coordenação da fila de tarefas e uso do AWS X-Ray para rastrear as solicitações dos usuários, permitindo uma identificação rápida de gargalos e melhoria na resposta (latência).
  • Aumento da segurança do SUITE com a inclusão do AWS WAF (firewall) e armazenamento de variáveis e credenciais no AWS Secrets Manager e AWS Parameter Store.
  • Habilitação de métricas e dashboard de observabilidade no Amazon CloudWatch – Container Insights + WAF Metrics & Logs.
  • Tratamento definitivo dos timeouts dos componentes na geração/assinatura de documentos, melhorando a experiência dos usuários.
  • Melhor visibilidade dos componentes das aplicações (SUITE e Seplag Docs), facilitando o monitoramento e o dia a dia.
  • Melhoria da segurança da aplicação e dos dados.
  • Transferência de conhecimento da nuvem AWS para o time da Seplag.
  • Identificação de padrões de arquitetura reutilizáveis e pontos de melhoria para a evolução.

 

Contribuições com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Mídias

cctd-slide (18)
cctd-slide (4)
cctd-slide (5)
cctd-slide (8)
cctd-slide (7)
cctd-slide (1)
cctd-slide (9)
cctd-slide (2)
cctd-slide (6)
cctd-slide (14)
cctd-slide (10)
cctd-slide (3)
cctd-slide (16)
cctd-slide (11)
cctd-slide (12)
cctd-slide (13)
cctd-slide (15)
cctd-slide (17)
cctd-slide (19)

Equipe Técnica

Parceiros

Amazon AWS Serviços Brasil

Google Cloud Brasil

Microsoft do Brasil

 

Equipe ÍRIS

Jessika Moreira, coordenadora-geral do ÍRIS

Carla Esmeraldo, gerente de projetos