Time

time

Conheça as pessoas que fazem a inovação acontecer

Karine Gurgel

Coordenadora-geral

Administradora, Bacharel e Mestre em Ciência da Computação, MBA em Gerenciamento de Projetos, Karine acredita que a gestão disruptiva é capaz de desvendar desafios. Com vasta experiência em setor público, assume, como Coordenadora-Geral, a missão de fortalecer e impulsionar a Transformação Digital inovadora no Governo do Ceará. Também professora universitária, é profunda entusiasta da educação enquanto catalisador das mudanças sociais.

Danielo Gomes

Cientista Chefe da Transformação Digital

Professor da UFC desde 2009 (DETI/CT), docente permanente do PPGETI. Doutor pela Université d'Évry, França (2004). Bolsista PQ-2 do CNPq, índice h = 13 (Web of Science) e i10 = 28 (Google Scholar). Secretário da SBC regional CE, vice-coordenador do GREat/UFC, Danielo é entusiasta da Linguagem Simples e acredita que uma transformação digital real e impactante na vida das pessoas deve ser ancorada em evidências com foco no cidadão comum.

Filipe Costa

Gestor de Portfólio

Arquiteto, formado pela UFC e com MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Trabalhou em empreendimentos ligados à sustentabilidade e desde 2016 atua no governo na gestão de projetos estratégicos e prioritários, além de parcerias público-privadas. Acredita no poder da inovação para gerar valor e aproximar o cidadão do governo. Também é gerente voluntário na EDISCA (Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente).

Cristina Cunha

Gerente de projetos

É formada em Comunicação Social, habilitação em jornalismo, pela Universidade de Fortaleza (Unifor), tem MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Alumni do Disney International College Program.

Rafael Braga

Pesquisador

Graduado em Telemática pelo IFCE (2007), em Física pela UECE (2014), mestrado e doutorado em Engenharia de Teleinformática pela UFC, 2012 e 2020, respectivamente. Membro do Grupo de Pesquisa GREat. Professor Adjunto da UFC Campus Quixadá. Atua, principalmente, nos temas: Internet das Coisas, Sistemas Embarcados, Análise de Dados, Transformação Digital e Apicultura de Precisão. Acredita que a Transformação Digital traz mudanças sociais.

Amélia Gomes

Assessora de Comunicação

Jornalista, pós-graduada em Propaganda e Marketing, com experiência em comunicação institucional. Atualmente, exerce o cargo de assessora de comunicação no IRIS. Também faz parte da Rede Jovens Líderes de Impacto do Nordeste e é entusiasta de iniciativas que combatem a desigualdade, promovem o impacto social e incentivam a inovação no setor público. Além disso, acredita no poder da escrita para conectar e envolver as pessoas.

Letícia Bernado

Designer

Formada em Moda pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com curso de Design Gráfico pela OPA - Escola de Design. Atua há 5 anos no mercado de design gráfico e, desde março, integra o núcleo de Design do IRIS. Gosta de utilizar a colagem como uma de suas formas de expressão.

Isac Bernardo

Designer

Bacharelando em Design pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Lifestyle & Design, na Willem de Kooning Academie em Rotterdam, Holanda. Tem experiência com Direção de Arte, Design Editorial e Design para Interfaces. Tem interesse em História, Política e Filosofia, além de ser ávido consumidor de séries e filmes de terror, fantasia e sci-fi.

Mônica Saraiva

Agente de inovação e linguagem

Advogada, graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC); especialista em Escrita e Criação pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Há um ano, integra a equipe de Linguagem Simples do Laboratório IRIS, atuando como Agente de Inovação em Linguagem.

André Morel

Gestor de Inovação Jurídica

Advogado, graduado pela Universidade 7 de Setembro (UNI7); especialista em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS); cursando LL.M em Direito Empresarial pela FGV; pesquisador do Grupo de Estudos em Tecnologia, Informação e Sociedade - GETIS, da Universidade de Fortaleza (UNIFOR); com ampla experiência profissional em políticas públicas pela Casa Civil.

Julyta Albuquerque

Agente de Inovação e Linguagem

Jornalista, graduada pela Universidade 7 de Setembro (UNI7); é graduada, ainda, em Letras com pela Universidade Federal do Ceará (UFC); pós-graduada em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP) e é especialista em Linguagens e Mídias Digitais pela Universidade 7 de Setembro (UNI7).

Lucas Silva

Analista de Sistemas 02

Mestrando em Ciências da Computação, na Universidade Federal do Ceará. Também é bacharel em Design Digital pela mesma instituição. Atualmente, Analista de Sistemas 02 no IRISLAB. Experiência em pesquisa e inovação, incluindo bolsa FDTE (USP) e Insight Data Science Lab/FUNCAP. Busca constante crescimento acadêmico e profissional, contribuindo para avanços em Engenharia de Software, Acessibilidade em Tecnologias e Transformação Digital.

Daniel Lima

Desenvolvedor Full Stack Pleno

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), trabalha como desenvolvedor Full Stack Pleno no projeto Íris Low Code atuando no Campus da UFC em Quixadá. Tem interesse nas áreas de desenvolvimento web com as stacks Front-end (ReactJs e Vue.js), Back-end (Java, NodeJs e Python) e ampla experiência com Bancos de Dados.

Sabrina Sousa

Desenvolvedora Full Stack Pleno

Graduada em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus de Quixadá, foi bolsista do Insight Data Science Lab, tendo atuado como desenvolvedora full stack júnior. Atualmente tem trabalhado como desenvolvedora full stack pleno no Laboratório ÍRIS com o propósito de trazer melhorias para o Estado do Ceará.

Gustavo Moura

UX Designer

Formado em Sistemas e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atua como designer de experiência do usuário.

André Filipe

Cientista de dados

Graduando em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Apaixonado por aprender tecnologias novas. Possui interesse maior por ciência de dados e algoritmos de aprendizado de máquina aplicados à transformação digital. Teve experiência com análise e elaboração de sistemas de tempo real no Programa de Inovação Colaborativa da UFC.

Jardel Brasiliano

Desenvolvedor de software

Cursando Engenharia de Computação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), é um desenvolvedor de software na equipe do Iris - Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará, contribuindo para projetos de transformação digital no estado.

Daniel Amaral

Cientista de Dados

Formado em Estatística pela UFC, atualmente cursando Doutorado em Engenharia de Teleinformática pela mesma instituição. Sua especialização abrange Data Science, Cloud e IA, com foco em Visão Computacional e Processamento de Linguagem Natural (NLP). Proficiente em R e Python, busca constantemente aplicar técnicas avançadas de Machine Learning e Estatística para desvendar insights valiosos e enfrentar desafios complexos.

Ícaro de Lima

Cientista de Dados

Formado em Engenharia de Computação pela UFC, atualmente cursando Doutorado em Engenharia de Teleinformática pela mesma instituição. Gosta de trabalhar com ciência e visualização de dados, aprendizado de máquina, redes de computadores e desenvolvimento web front e backend. Também tem experiência em design gráfico e de interfaces.

Vinicius Secundino

Desenvolvedor Full Stack Pleno

Formando de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará. Apaixonado por tecnologia e com um forte interesse em transformação digital, buscando constantemente soluções inovadoras e eficientes para impulsionar o progresso tecnológico nas organizações.

Ronald Araújo

Líder técnico

Apaixonado por tecnologia desde os 14 anos, iniciei como autodidata no desenvolvimento de sites, evoluindo para dominar HTML, CSS, JavaScript e outras linguagens como PHP, ReactJs, NodeJs. Formado em Engenharia de Computação pela UFC, valorizo pontualidade, ética e inteligência emocional. Com 10 anos de experiência, concentro-me na construção de soluções inovadoras.

Mariana Castro

Desenvolvedora Front-end

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Ceará (UFC); mestra em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); graduanda em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá. Experiência profissional em design gráfico e editorial e desenvolvimento front-end e mobile. Sempre ávida por conhecimento, acredito no poder da transformação digital na resolução de problemáticas sociais.

Murcio Filho

UI/UX Designer e Desenvolvedor Front-end

Murcio Filho é estudante concluinte da graduação de Design pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com experiência em Desenvolvimento Web (Ruby on Rails, Bootstrap e Tailwind), UI/UX Design, Web Design, Arte Vetorial e Modelagem 3D CAD. Além disso, foi sócio e designer da startup de tecnologia assistiva VibEye, a qual sua equipe foi finalista nacional da Microsoft Imagine Cup 2017.

Gabriel Soares

Cientista de Dados

Engenheiro de Computação pela Universidade Federal do Ceará (CT/UFC). Fui bolsista PIBIC pelo CNPq no tema de deep learning e processamento digital de sinais, o que despertou-me o interesse na Ciência como verdadeiro agente transformador social. Interesso-me por transformação digital trazendo benefícios para a vida do cidadão.