Sobre

SOBRE

Criar melhores futuros transformando o presente

Nosso trabalho é movido por pessoas, para pessoas, o fio condutor que nos inspira para inovar, incluir, tornar diverso… Por um Ceará, por um Nordeste, por um país, um mundo melhor.

Experimentamos, cocriamos, estimulamos. Erramos. Aprendemos. E recomeçamos. Entregamos e nos entregamos. 

Desde 2019, vibramos na mesma sintonia do poeta, que nos anima a acreditar na revolução: “Fé na vida, fé no homem, fé no que virá / Nós podemos tudo, nós podemos mais / Vamos lá fazer o que será.”

Conheça o nosso time

Jessika Moreira

Coordenadora-geral

É especialista em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes pela USP, com formação executiva em Inovação no Setor Público pelo Insper; Liderança Estratégica e Inovadora na Era Digital pela Cornell University; Liderança de Dados para Negócios pela Tera e certificação nos programas RH Estratégico no Setor Público pela Fundação Dom Cabral; e Liderança Criativa no Setor Público e na Sociedade Civil pela THNK School of Creative Leadership

José Macêdo

Cientista-chefe de dados e transformação digital

Professor associado do Departamento de Computação da UFC e coordenador do Insight Data Science Lab. Pesquisador de produtividade do CNPq, com mestrado e doutorado pela PUC-RIO. Realizou doutorado sanduíche na ENST França, e foi pesquisador sênior na EPFL Suíça. É Cientista Chefe de Dados e Transformação Digital do Governo do Ceará. Pesquisa sobre inteligência artificial e Big Data, publicou mais de 150 artigos em veículos qualificados.

Isabel Ferreira Lima

Gestora de Experiência do Usuário e Linguagem

Formada em Letras e mestra em Literatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Cofundadora do Programa Linguagem Simples Ceará e da Rede Linguagem Simples Brasil. Foi professora da rede pública de ensino e tem 10 anos de experiência em revisão e redação em Língua Portuguesa.

Ticiana Linhares

Cientista de dados e coordenadora do projeto Big Data Ceará

Professora da UFC no Instituto Universidade Virtual e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFC - Quixadá. Tem doutorado, mestrado e graduação em Ciência da Computação. Experiência em projetos de pesquisa e desenvolvimento com empresas do setor privado e dentro do setor público. Tem trabalhado há pelo menos 8 anos nesses projetos com foco em Ciência de Dados e Aprendizagem de Máquina.

Davi Romero

Cientista de dados e coordenador do projeto Governo Digital

Graduado em Ciência da Computação pela UFC, mestre em Informática (PUC-Rio) e doutor em Informática (PUC-Rio), com período sanduíche na University of Tübingen. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Ceará. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Computação do Campus de Quixadá. Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência de Dados e Teoria da Computação.

Mariana Zonari

Gestora de Inovação Jurídica

Advogada, Professora e Empreendedora. Advogada Sênior no Opice Blum Advogados (SP). Co-Founder da MUVON - Escola de Direito e Inovação. Chief Legal Officer do Winds For Future. Mestre em Direito e especialista em Direito Empresarial, com formação executiva pelo Insper em Direito para Startups, Contratos de Tecnologia e Privacidade e Proteção de Dados. Legal Growth Hacker. Legal Designer. Certificações internacionais em proteção de dados

Amanda Lima

Agilista

Graduada em Sistemas e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará, técnica em telecomunicações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE, Certificada Scrum Foundation Professional (Certiprof). Especialista em gestão ágil com foco em SCRUM.

Cristina Cunha

Gerente de projetos

É formada em Comunicação Social, habilitação em jornalismo, pela Universidade de Fortaleza (Unifor), tem MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Alumni do Disney International College Program.

Lindrielli Rocha

Gerente de Redes

Formada em Marketing, também cursou especialização em Mídia, Informação e Cultura pela Universidade de São Paulo. Suas experiências profissionais são na área de comunicação, com destaque para a curadoria de conteúdos em projetos de inovação social.

Amélia Gomes

Assessora de Comunicação

Jornalista, pós-graduada em Propaganda e Marketing, com experiência em comunicação institucional. Atualmente, está assessora de comunicação no ÍRIS. Integra a Rede Jovens Líderes de Impacto do Nordeste. É entusiasta de iniciativas que combatem a desigualdade, que promovem impacto social e que incentivam a inovação no setor público. Além disso, acredita que a escrita é capaz de abraçar as pessoas.

Letícia Bernardo

Designer

Formada em Moda pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com curso de Design Gráfico pela OPA - Escola de Design. Atua há 5 anos no mercado de design gráfico, e desde março integra no núcleo de Design do ÍRIS. Gosta de usar a colagem como uma de suas expressões.

Isac Bernardo

Designer

Bacharelando em Design pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Lifestyle & Design, na Willem de Kooning Academie em Rotterdam, Holanda. Tem experiência com Direção de Arte, Design Editorial e Design para Interfaces. Tem interesse em História, Política e Filosofia, além de ser ávido consumidor de séries e filmes de terror, fantasia e sci-fi.

Mônica Saraiva

Agente de Inovação e Linguagem

Advogada, graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC); especialista em Escrita e Criação pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Há um ano integra a equipe de Linguagem Simples do Laboratório ÍRIS, atuando como Agente de Inovação em Linguagem.

Cinthia Andrade

Líder Técnica

Cursando Ciência da Computação na Universidade Federal do Ceará. É Desenvolvedora e Líder Técnica front-end na equipe do Iris - Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará, trabalhando em projetos de transformação digital para o Estado do Ceará. Apaixonada por tecnologia, busca todos os dias agregar conhecimento e poder levar transformação digital na vida das pessoas.

Vinicius Bernardo

Líder técnico

Formado em Ciência da computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e técnico em Informática pelo Instituto Federal do Ceará.

Gabriela Ferreira

Designer e Desenvolvedora

Formada em Sistemas e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará. É Designer e Desenvolvedora de Experiência do Usuário (UX Developer) da Plataforma Big Data Social.

Gustavo Moura

UX Designer

Formado em Sistemas e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atua como designer de experiência do usuário em projetos originados da parceria entre o ÍRIS e o Insight Data Science Lab.

Isabel Cristina

Desenvolvedora Front-end

Graduanda em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e desenvolvedora do ÍRIS.

Daniel Lima

Desenvolvedor Full Stack Pleno

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), trabalha como desenvolvedor Full Stack Pleno no projeto Íris Low Code atuando no Campus da UFC em Quixadá. Tem interesse nas áreas de desenvolvimento web com as stacks Front-end (ReactJs e Vue.js), Back-end (Java, NodeJs e Python) e ampla experiência com Bancos de Dados.

Jailson Sousa

Desenvolvedor

Graduando em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Ceará. Trabalho como desenvolvedor e líder técnico no time do Ceará App.

Carlos Ferreira

Desenvolvedor

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará. Trabalha atualmente como desenvolvedor front-end no projeto Acesso Cidadão. Tem interesse e experiência nas áreas de desenvolvimento web e mobile, com entusiasmo para aprender coisas novas.

Lucas Silva

Desenvolvedor

Lucas Silva é Designer Digital, formado pela Universidade Federal do Ceará. É gerente de produto no Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará atuando no Campus da UFC em Quixadá. É também pesquisador do Insight Data Science Lab | Laboratório de Dados da UFC e CEO da startup Bilíngua, com foco no desenvolvimento de tecnologias assistivas para pessoas com surdez.

Philipe César

Desenvolvedor

Cursando graduação em Ciência da Computação na Universidade Federal do Ceará e desenvolvedor front-end do projeto Big Data Social. Apaixonado por tudo que envolve javascript, CSS e HTML e focado em sempre estudar a melhor solução para projetos.

Evenilson Liandro

Desenvolvedor frontend

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Desenvolvedor no Iris LabGov (Laboratório de Inovação de Dados do Governo do Ceará), contribuindo em projetos como Plataforma Mais Infância e no módulo Íntegra Social do Big Data Social. Focado em desenvolvimento front-end, mas com contribuições nas áreas de Interação Humano-Computador (IHC) e Experiência do Usuário. Com certificação Scrum (SFPC)