Diagnóstico de Experiência do Usuário e Linguagem Simples no sistema Tramita Sefaz-CE

Diagnóstico de Experiência do Usuário e Linguagem Simples no sistema Tramita Sefaz-CE

O que é?

Projeto de aperfeiçoamento da usabilidade e da experiência do cidadão-usuário na interface do sistema Tramita, da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE).

Objetivos

  • Identificar problemas de usabilidade, navegabilidade e linguagem do sistema Tramita
  • Avaliar o impacto desses problemas na experiência do cidadão-usuáírio
  • Propor melhorias que facilitem o uso e a navegação do sistema

Na Prática

DIAGNÓSTICO – Entendimento do problema

  • Entrevistas com as partes envolvidas (stakeholders).
  • Mapeamento de atividades do sistema.

 

CRIAÇÃO – Avaliação heurística do sistema

  • Inspeção geral da interface.
  • Avaliação heurística, com foco na abordagem da Experiência do Usuário (UX).
  • Análise da avaliação e proposta de melhorias e aperfeiçoamentos.

 

PRODUTOS – Entrega

  • Entrega de Relatório de Avaliação Heurística do sistema, incluindo tabela com todos os problemas de usabilidade e navegabilidade encontrados e suas respectivas sugestões de melhoria.

 

Contribuições com os ODS:

Mídias

ux-tramita-slide (2)
ux-tramita-slide (1)

Equipe Técnica

Parceiro:

Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará

Equipe ÍRIS:

  • Jessika Moreira, coordenadora-geral do ÍRIS
  • Davi Romero, cientista de dados e coordenador do projeto Governo Digital
  • Isabel Ferreira Lima, coordenadora do Núcleo de Experiência do Usuário e Linguagem
  • Carla Esmeraldo, gerente de projetos
  • Georgia Cruz, pesquisadora UX
  • Ingrid Monteiro, pesquisadora UX
  • Felipe Rocha, agente de inovação e UX
  • Mayra Benevides, agente de inovação e UX
  • Mônica Saraiva, agente de inovação e linguagem
  • Dominick Maia, agente de inovação e linguagem
  • Lucas Silva, desenvolvedor
  • Erisson Nunes, bolsista de UX/UI
  • Talita Vasconcelos, bolsista de pesquisa
  • Diogo Nazareno, bolsista de pesquisa

Saiba Mais