Jornada De Inovação – Direito E Linguagem No Setor Público – Edição Sobral

Jornada De Inovação - Direito E Linguagem No Setor Público - Edição Sobral

O que é?

A Jornada de Inovação no RIS engloba palestras e oficinas, presenciais ou online, com conteúdo relacionado às áreas de atuação do Laboratório RIS. O público-alvo são servidores e colaboradores do órgão parceiro. A edição realizada em parceria com a Prefeitura de Sobral ocorreu nos dias 06 e 07 de dezembro, em Sobral.

• Promover a cultura da inovação no setor público;
  • Acelerar a transformação digital centrada no humano;
  • Impactar positivamente o cidadão e o ambiente público;
  • Estimular uma maior participação do cidadão e a transparência no serviço público através de uma linguagem clara, acessível e inclusiva;
  • Apresentar a metodologia de simplificação de conteúdos com uso das técnicas de linguagem simples e direito visual; Fomentar o cumprimento de uma diretriz da Lei de Governo Digital (Lei nº 14.129/2021)

Na Prática

PLANEJAMENTO – Entendimento da necessidade do parceiro

Levantamento e análise do público-alvo e conteúdo de interesse

IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO – Entregas

Realização das palestras e oficinas presencialmente Atividades teóricas e práticas junto ao parceiro

PÓS-EVENTO

Emissão de Certificados Compartilhamento de materiais e referências utilizadas na formação

Contribuição com os ODS:

Mídias

jornada-sobral-fotos-slide (7)
jornada-sobral-fotos-slide (6)
jornada-sobral-fotos-slide (3)
jornada-sobral-fotos-slide (1)
jornada-sobral-fotos-slide (12)
jornada-sobral-fotos-slide (8)
jornada-sobral-fotos-slide (4)
jornada-sobral-fotos-slide (2)
jornada-sobral-fotos-slide (5)
jornada-sobral-fotos-slide (9)
jornada-sobral-fotos-slide (11)
jornada-sobral-fotos-slide (10)

Ao final da Jornada, esperamos que os participantes:

• Compreendam o conceito de Linguagem Simples enquanto técnica de comunicação e movimento social.
  • Compreendam o conceito de Direito Visual enquanto técnica de comunicação e inovação. Saibam por que essas técnicas são consideradas inovação no setor público e conheçam as principais experiências nacionais e internacionais.
  • Tenham noções acerca da relação entre as áreas: Design, Linguagem Simples, Direito Visual, Experiência do Usuário/Cidadão e Governo Digital, e sobre como essas relações podem entregar valor público aos cidadãos.
  • Compreendam e saibam usar um conjunto de 10 diretrizes de Linguagem Simples e 10 diretrizes de Direito Visual.
  • Compreendam e saibam aplicar as 4 etapas da técnica de linguagem simples (planejamento, redação, revisão e teste), bem como façam uso de uma lista de checagem para auxiliar revisões de textos.
  • Compreendam e saibam aplicar a técnica do Direito Visual em um documento público, e que o mesmo não deixará de ter validade jurídica por causa da aplicação da técnica.

Equipe Técnica

Parceiro

Prefeitura Municipal de Sobral

Equipe RIS