(Re)design de Serviço Público – Filas de Cirurgias Eletivas do Estado do Ceará

(Re)design de Serviço Público - Filas de Cirurgias Eletivas do Estado do Ceará

O que é?

Mapeamento e redesenho do processo de filas de cirurgias eletivas no estado do Ceará em parceria com a Justiça Federal. Com o objetivo de propor um novo fluxo do serviço, o projeto considerou a melhoria da experiência do usuário e a diminuição da judicialização na Saúde.

Objetivos

  • Entender melhor as causas do excesso de judicialização das filas de cirurgias eletivas no Estado do Ceará;
  • Mapear todo o processo de filas de cirurgias, desde o ingresso na fila até a realização da cirurgia;
  • Propor um novo fluxo de filas de cirurgias, com foco no cidadão, co-criando a partir da interação de todas as instituições públicas envolvidas no processo;
  • Auxiliar na redução dos casos de judicialização na Saúde do estado.

Na Prática

DIAGNÓSTICO – Entendimento do problema / Coleta de dados

  • Pesquisa benchmarking com órgãos públicos estaduais e municipais
  • Entrevistas com partes envolvidas (stakeholders)
  • Levantamento e análise de dados
  • Mapeamento do fluxo existente

 

ANÁLISE E PLANEJAMENTO – Análise dos dados coletados

  • Desenvolvimento de ideias (brainstorm) para definição das estratégias de (re)design
  • Análises: propósito e público-alvo
  • Análise dos dados coletados (entrevistas com cidadãos-usuários das Filas de Cirurgias e profissionais das instituições públicas envolvidas)

 

ANÁLISE E PLANEJAMENTO – Análise dos dados coletados

  • Desenvolvimento de ideias (brainstorm) para definição das estratégias de (re)design
  • Análises: propósito e público-alvo
  • Análise dos dados coletados (entrevistas com cidadãos-usuários das Filas de Cirurgias e profissionais das instituições públicas envolvidas)

Mídias

redesign-servico-publico-fotos-slide (3)
redesign-servico-publico-fotos-slide (4)
redesign-servico-publico-fotos-slide (5)
redesign-servico-publico-fotos-slide (2)
redesign-servico-publico-fotos-slide (1)
redesign-servico-publico-fotos-slide (6)
redesign-servico-publico-fotos-slide (10)
redesign-servico-publico-fotos-slide (7)
redesign-servico-publico-fotos-slide (9)
redesign-servico-publico-fotos-slide (8)
redesign-servico-publico-fotos-slide (11)

Equipe Técnica

Parceiro

Justiça Federal do Ceará – JFCE

Equipe Íris

  • Jessika Moreira, coordenadora-geral do ÍRIS
  • José Macedo, cientista-chefe de dados da transformação digital
  • Davi Romero, pesquisador e cientista de dados
  • Georgia Cruz, pesquisadora UX
  • Alysson Diniz, pesquisador UX
  • Carla Esmeraldo, gerente de projetos
  • Larissa Muniz, agente de inovação