(Re)design do Portal de Serviços da Sefaz-CE

(Re)design do Portal de Serviços da Sefaz-CE

O que é?

Redesenho da Página de Serviços da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará para aprimorar aspectos ligados à usabilidade, navegação, arquitetura da informação e design da interface.

Objetivos

  • Aperfeiçoar aspectos funcionais da Página de Serviços da Sefaz-CE, sem modificar suas diretrizes originais.
  • Aplicar a abordagem da Experiência do Usuário (UX) para que cidadãos-usuários naveguem sem dificuldade e usem os serviços oferecidos na plataforma de forma efetiva.

Na Prática

DIAGNÓSTICO – Entendimento do problema / Coleta de dados

  • Pesquisa de Benchmarking
  • Entrevistas com partes envolvidas (stakeholders)
  • Levantamento e análise de dados do Google Analytics
  • Aplicação de formulários de pesquisa com usuário-cidadão e servidor da Sefaz-CE
  • Mapeamento dos serviços existentes
  • Identificação de pontos de melhorias: Avaliação Heurístic

ANÁLISE E PLANEJAMENTO – Análise dos dados coletados

  • Brainstorm – Definição das estratégias de design
  • Análises: propósito e público-alvo
  • Análise dos dados coletados (Pesquisa com Usuários e Google Analytics)
  • Oficina de Recategorização de Serviços com stakeholders e usuários-cidadãos (Card-sorting)
  • Análise e proposta de nova categorização de serviços a partir da oficina de card-sorting

CRIAÇÃO E PROTOTIPAGEM – Desenvolvimento do produto

  • Proposta de melhorias de usabilidade – Design de Interface
  • Desenvolvimento de protótipos de baixa e alta fidelidade

 

TESTES E VALIDAÇÕES – Aplicação de testes e melhorias

  • Testes A/B com usuários
  • Testes de usabilidade

IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO – Entregas e suporte de desenvolvimento

  • Entrega de protótipo e Design System da interface
  • Suporte à equipe de desenvolvimento
  • Produção e revisão de textos em Linguagem Simples (UX Writing)

Contribuição com os ODS

Mídias

redesign-sefaz-fotos-slide (1)
redesign-sefaz-fotos-slide (3)
redesign-sefaz-fotos-slide (2)
redesign-sefaz-fotos-slide (4)
redesign-sefaz-fotos-slide (5)
redesign-sefaz-fotos-slide (6)

Equipe Técnica

Parceiro:

Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará

Equipe ÍRIS:

  • Jessika Moreira, coordenadora-geral do ÍRIS
  • Carla Esmeraldo, gerente de projetos
  • Isabel Ferreira Lima, coordenadora do Núcleo de Experiência do Usuário e Linguagem
  • Mayra Benevides, agente de inovação e UX
  • Felipe Rocha, agente de inovação e UX
  • Mônica Saraiva, agente de inovação e linguagem
  • Dominick Maia, agente de inovação e linguagem