Grupo de aproximadamente 30 participantes, incluindo homens e mulheres, em uma sala da Assembleia Legislativa, posando para uma foto.

ÍRIS e Alece impulsionam transparência com parceria em Linguagem Simples

ÍRIS e Alece impulsionam transparência com parceria em Linguagem Simples
| Parceria | Lançamento do Projeto LegiSimples marca Acordo de Cooperação Técnica entre ÍRIS e Assembleia Legislativa do Ceará para capacitar servidores e fortalecer a transparência.

 

Em um mês marcado pelo Dia Internacional da Linguagem Simples, 13 de outubro, o ÍRIS LabGov e a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) reforçam o compromisso com a clareza e a transparência na comunicação pública. Antecipando-se à data que celebra a técnica globalmente adotada para garantir que informações sejam compreendidas por qualquer pessoa em uma única leitura, o ÍRIS participou ativamente do lançamento do Projeto LegiSimples em 29 de setembro de 2025. A iniciativa da Alece, que prevê a aplicação da Linguagem Simples e do Direito Visual em seus normativos internos, foi formalizada com um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) junto ao ÍRIS. O movimento é um passo decisivo para capacitar servidores e fortalecer a transparência, consolidando o Ceará na vanguarda da política de comunicação no setor público.

O ÍRIS LabGov participou do lançamento do Projeto LegiSimples em 29 de setembro de 2025. A iniciativa, conduzida pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), visa modernizar a comunicação interna da Casa, aplicando a Linguagem Simples e recursos de Direito Visual na produção de seus atos normativos. O objetivo principal é tornar a comunicação legislativa mais acessível e próxima da sociedade.
A contribuição do ÍRIS foi central, com a palestra “Linguagem Simples aplicada ao contexto do Legislativo”, ministrada por Mônica Saraiva, gestora do Núcleo de Linguagem Simples do Laboratório. A parceria reforça o papel do ÍRIS na promoção da inovação e da transparência, alinhando-se à Lei Estadual n∘ 18.246/2022, feita em parceria entre o ÍRIS e a PGE-CE, que instituiu a política pública pioneira no estado.

 

 

Parceria para Capacitar e Mudar a Cultura

 

Durante o evento, o ÍRIS assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Alece. Este ACT é considerado essencial para o sucesso do projeto, pois tem como foco a capacitação dos servidores e a sensibilização da instituição sobre a relevância de uma comunicação pública que seja clara e de fácil acesso.
Mônica Saraiva destacou a importância de levar esta formação ao Legislativo. Para ela, a clareza textual, o uso de palavras comuns e as explicações dos termos técnicos são cruciais para que tanto os servidores quanto a população entendam o que está sendo debatido e decidido. “Quanto mais clareza o texto tiver, mais fácil será para os servidores e para a população entenderem.”

 

Mulher com óculos e camisa preta segurando um microfone e um controle remoto, gesticulando enquanto fala durante uma apresentação.

 

A gestora reforçou que a adoção da Linguagem Simples gera uma economia de tempo e melhora a eficiência do trabalho interno, além de fortalecer a conexão com o cidadão. A mudança de cultura é difícil, mas a palestra visou sensibilizar e mostrar que o uso da técnica traz vantagens comprovadas por meio de resultados e dados reais.

 

 

ÍRIS Celebra a Linguagem Simples em Outubro

 

O lançamento do LegiSimples ganha ainda mais relevância com a proximidade do Dia Internacional da Linguagem Simples, celebrado anualmente em 13 de outubro. A data rememora o momento em 2010 em que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, promulgou o “Plain Writing Act”. Essa lei estabeleceu a obrigatoriedade de documentos federais, especialmente aqueles sobre direitos, impostos e benefícios, serem escritos de forma objetiva.
O movimento global pela comunicação acessível (Plain Language) surgiu nos anos 40, primeiro nos Estados Unidos e na Inglaterra. A técnica exige que os documentos sejam escritos de modo que o leitor encontre a informação rapidamente, compreenda o que ela quer dizer e saiba o que fazer com a informação, sem precisar de esclarecimentos adicionais.

 

Mesa de painel com cinco participantes, incluindo três mulheres e dois homens, apresentando em um evento. No telão, aparece um slide sobre Regimento Interno e o logotipo da ALECE no púlpito.

 

O ÍRIS, ao apoiar o LegiSimples, ajuda o legislativo cearense a se juntar ao movimento internacional que já implementa iniciativas de melhoria na comunicação entre governos e população.