Capa e páginas internas do edital 7ª Seleção Pública de Talentos Musicais do Ceará 01/2025, com ilustrações de instrumentos musicais como violão, teclado, saxofone, trompete e bateria.

| Linguagem simples | ÍRIS simplifica o edital de Talentos Musicais 2025 do Governo do Ceará

| Linguagem simples | ÍRIS simplifica o edital de Talentos Musicais 2025 do Governo do Ceará
Laboratório aplica as técnicas de Linguagem Simples, Direito Visual e Design Editorial no edital pela segunda vez, facilitando o acesso e a participação dos cidadãos.

 

O ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará participou da elaboração e simplificação do edital 7ª Seleção Pública de Talentos Musicais do Ceará, que busca valorizar a produção artística local e ampliar oportunidades para artistas e grupos musicais do estado. Para isso, os núcleos de Linguagem Simples e Design do laboratório aplicaram técnicas de Linguagem Simples, Design Editorial e Direito Visual, tornando o documento mais claro e acessível à população.

O edital também foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) com as técnicas aplicadas pelo ÍRIS. Essa é a segunda vez que o DOE do Ceará publica um edital completo em Linguagem Simples, Direito Visual e Design Editorial, consolidando o estado como pioneiro no País. O primeiro foi o edital de Talentos Musicais de 2023, também simplificado pelo ÍRIS, e a edição de 2025 reforça e continua esse protagonismo.

As inscrições para a 7ª Seleção Pública de Talentos Musicais do Ceará começaram nesta terça-feira (9). A iniciativa, liderada pela Casa Civil, oferece oportunidade para que cantores, bandas e grupos musicais se apresentem em eventos oficiais do Governo do Estado e, com isso, democratize o acesso aos recursos públicos da área da música.

 

Simples, Transparente e Inovador

Para alcançar a clareza e transparência, o edital foi reescrito utilizando as técnicas de Linguagem Simples, Direito Visual e  Design Editorial. O resultado é um documento fácil de entender, que garante a democratização das oportunidades e permite que qualquer pessoa compreenda o passo a passo da inscrição.

Mônica Saraiva, gestora do núcleo de Linguagem Simples, destaca que escrever de forma clara, direta e objetiva é um processo difícil e que requer muito trabalho. “O uso das técnicas de Linguagem Simples não significa abandonar a norma padrão da Língua Portuguesa, nem se confunde com linguagem acessível ou neutra. Ao usar as técnicas de Linguagem Simples, o conteúdo do edital fica mais claro e objetivo, fazendo com que mais pessoas entendam o documento. O objetivo é atingir cada vez mais pessoas e facilitar a participação dos cantores e grupos musicais no processo de seleção”.

Ela explica que a preocupação inicial foi o planejamento. “Foi preciso se apropriar de todas as informações do documento, reler diversas vezes e antecipar as dúvidas do público-alvo: músicos, cantores, bandas e grupos musicais. Para isso, a ordem das informações foi reorganizada, dando destaque aos pontos de maior interesse, como estilos musicais aceitos, prazos de inscrição, valores e regras sobre instrumentos.”

Além disso, houve um cuidado especial em simplificar os anexos, como o contrato e o termo de cessão de imagem e som. Esses documentos, que são extremamente técnicos, foram reescritos e reestruturados para que os artistas pudessem compreender claramente o que estavam assinando. O trabalho envolveu não apenas a área jurídica, mas também o setor de eventos, que lida diretamente com as dúvidas e a realidade dos músicos.

 

Design que facilita a leitura

O design editorial do edital foi fundamental para torná-lo convidativo e fácil de navegar. Segundo o designer Isac Bernardo, a identidade visual, expressa na capa com cores fortes, formas orgânicas e texturas que remetem à arte de rua e ao universo musical, dá movimento e proximidade ao documento. Ilustrações de instrumentos, notas e símbolos gráficos, junto à tipografia pincelada, criam uma estética festiva, acessível e inclusiva, que rompe com a rigidez dos editais oficiais e aproxima o público do processo de inscrição.

 

Montagem com oito páginas de um edital cultural. As páginas exibem sumário, informações sobre inscrição, seleção, anexos, termos técnicos e fluxograma das etapas do edital.

 

Internamente, as etapas do edital foram transformadas em um infográfico claro, com sumário e menu interativos. “Usamos alinhamento que se repete ao longo das páginas, criando ritmo e previsibilidade ao longo da leitura. A união de Design Editorial, Direito Visual e Linguagem Simples cria o impacto de apresentar informações não apenas de forma textual, mas também visualmente”, complementa Isac.

 

A combinação dessas técnicas permite que cidadãos e músicos encontrem e entendam rapidamente o que é essencial, garantindo a democratização do acesso e a transparência.

As inscrições para o edital estão abertas até o dia 7 de novembro de 2025.

Para mais informações, acesse o edital através do link: https://www.ceara.gov.br/wp-content/uploads/2025/09/7o-EDITAL-TALENTOS-MUSICAIS-2025.pdf

 

Saiba mais sobre Linguagem Simples

No site do ÌRIS está disponível o guia de simplificação. Para acessá-lo Clique aqui ou entre em contato através do email: iris@irislab.ce.gov.br