Conheça o blog Sinapses: um convite do ÍRIS para cocriar o futuro dos serviços públicos

Banner: Ilustração conceitual em tons de azul e laranja. Uma figura feminina com vestimentas clássicas e a cabeça de um monitor de computador antigo segura um tablet. O elemento de pesquisa com lupa e dados flutua ao lado, com braços gesticulando ao redor.

Conheça o blog Sinapses: um convite do ÍRIS para cocriar o futuro dos serviços públicos

Compartilhe:

 

O ÍRIS LabGov lança hoje seu blog oficial, o Sinapses, um espaço dedicado a compartilhar ideias, projetos e aprendizados sobre inovação pública, tecnologia e transformação digital.

A iniciativa quer aproximar ainda mais a sociedade das ações do laboratório, mostrando como Linguagem Simples, Design, Experiência do Usuário, Inovação Jurídica, Desenvolvimento, Dados e Cocriação podem gerar soluções criativas e acessíveis para os desafios do setor público.

O ÍRIS nasceu em novembro de 2019, a partir de uma oficina de cocriação que uniu servidores de diversos ramos do governo em torno de um mesmo propósito: repensar como a inovação pode transformar o setor público. Nossa missão é fomentar a cultura de inovação e acelerar a transformação digital no Ceará, sempre colocando o cidadão no centro de cada solução.

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 6 anos, o laboratório se consolidou como um espaço de experimentação e aprendizado coletivo, onde projetos e capacitações se unem com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos.

Trabalhamos para auxiliar, mentorar e capacitar órgãos parceiros na jornada de inovação. Esse trabalho é orientado por cinco áreas que se integram de forma interdisciplinar: Design, Experiência do Usuário (UX), Linguagem Simples, Inovação Jurídica e Transformação Digital. Cada uma delas contribui para garantir que os serviços públicos sejam mais acessíveis, simples e próximos das necessidades dos cidadãos.

Nosso trabalho começa a partir da sensibilização para a importância dessas áreas. Depois, investigamos algum problema ou hipótese para melhorar um serviço público, construímos grupos de capacitação, validamos com as áreas técnicas e, por fim, testamos e entregamos a solução para o órgão parceiro.

Alguns projetos do ÍRIS ganharam relevância nacional e internacional na forma como lidou com o problema apresentado e entregou uma solução de impacto. É o caso da Carta de Cobrança da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), do Edital Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres 2023, da Plataforma Ceará sem Fome, e tantos outros projetos que colocaram o laboratório no cenário nacional de inovação pública.

 

 

 

 

 

 

 

Atualmente, o laboratório atua em três frentes: projetos especiais, em que o foco está em soluções de alto impacto nas áreas de educação, saúde e segurança pública; canais digitais, trazendo o governo para mais perto do cidadão; e gestão de dados, em que o foco é criar políticas públicas através do uso inteligente dos dados. Juntas, elas se unem à Estratégia de Transformação Digital, a iniciativas que simplificam processos, ampliam acessos e modernizam a relação entre governo e população.

O Sinapses surge da necessidade de dividir a história e as ações do ÍRIS com a sociedade e criar um espaço de diálogo de ideias sobre inovação no serviço público. Aqui publicaremos relatos, experiências e aprendizados sobre os nossos projetos, além de compartilharmos reflexões e análises sobre as tendências nas áreas que atuamos e como elas podem impactar o setor público e o bem-estar da população. Esse espaço só ganha sentido se for construído de forma colaborativa, com a participação ativa de quem acredita no nosso trabalho. Afinal, o ÍRIS é um lugar de criação e transformação coletiva.

Acompanhe nossas publicações, siga nossas redes sociais e contribua com os temas que você deseja ver aqui no blog. Você é parte essencial dessa jornada.