ÍRIS Compartilha estratégias de Legal Design e Direito Visual em evento do BNB
Laboratório apresentou como a aplicação da linguagem simples, legal design e direito visual torna documentos públicos mais claros e acessíveis para os cidadãos.
O ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará foi destaque no evento “Experiência do Cliente, Legal Design e Desing Thinking” promovido pelo Banco do Nordeste (BNB) na última segunda, dia 24 de novembro. A iniciativa do BNB, que integra sua Política de Educação Financeira, teve como objetivo facilitar a compreensão de contratos e documentos.
O laboratório participou apresentando suas experiências e resultados, debatendo como o Legal Design e o Direito Visual podem melhorar a relação do cidadão com os serviços públicos.
A participação do laboratório foi conduzida por Isac Bernardo, designer especialista. O designer abordou como a aplicação dessas técnicas, combinadas à Linguagem Simples, tem gerado mais clareza, reduzido dúvidas, melhorado a navegação das informações e fortalecido a relação entre as instituições e os cidadãos.
Bernardo ressaltou que esta combinação entre Direito, Design e Linguagem Simples é fundamental para ampliar a compreensão das pessoas sobre os serviços públicos. O evento reuniu servidores e equipes do BNB interessados em aprimorar a experiência dos usuários dos serviços financeiros do banco.
“O cidadão só enxerga valor no Estado quando entende o que o Estado fala e faz.”
Isac Bernardo, Designer especialista do ÍRIS
A presença do ÍRIS reforçou o papel do design como ferramenta estratégica para a administração pública, promovendo transparência, fortalecendo a confiança institucional e ampliando o acesso à informação. A apresentação também abordou metodologias como Design Thinking e o Duplo Diamante, utilizadas para orientar o desenvolvimento de materiais mais claros e centrados no cidadão.
Para quem deseja se aprofundar no tema e conhecer exemplos práticos de como o design pode contribuir para democratizar o acesso à informação jurídica e administrativa, o ÍRIS disponibiliza a série Pílulas de Direito Visual, que apresenta conceitos, técnicas e aplicações voltadas à clareza e à experiência do usuário em documentos oficiais. A leitura das pílulas é uma oportunidade para entender, de forma simples e objetiva, como o Direito Visual pode aproximar instituições e cidadãos.
Veja as pílulas aqui: