Secult realiza live tira-dúvidas sobre Edital Ceará da Cidadania e Diversidade Cultural

Secult realiza live tira-dúvidas sobre Edital Ceará da Cidadania e Diversidade Cultural

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) realiza, nesta quinta-feira (3), uma live para orientar proponentes e tirar as dúvidas sobre o Edital Ceará da Cidadania e Diversidade Cultural. A live será às 15h no canal do YouTube da Secretaria e contará com a participação de Emmanuel Bastos e Roberta Machado, da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória da Secult (Copam), Goreth Albuquerque, da Coordenadoria de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (CLLLB) e Lilian Lustosa, da Coordenadoria de Artes e Cidadania Cultural (Codac). Também participa da live Bel Ferreira, do Íris (Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará), cuja parceria possibilitou a aplicação de técnicas que garantem mais acessibilidade ao corpo do edital.

Com seleção de 109 projetos em todo o Ceará, o edital é dividido em quatro eixos: Cultura LGBTQIA+; Territórios artÍsticos e criativos de periferias do Ceará; Museus comunitários: memória, patrimônio e museologia social; e Bibliotecas comunitárias e populares do Ceará. As inscrições seguem abertas até 16 de março de 2022 e devem ser realizadas de forma on-line, gratuitamente. O edital e seus anexos estão disponÍveis no site de editais da Secult Ceará.

O Edital Ceará da Cidadania e Diversidade Cultural é o primeiro edital da Secult produzido com aplicação de Linguagem Simples, Direito Visual e Design Editorial, sendo um avanço para as polÍticas públicas de cultura. Juntas, essas técnicas fazem dele um documento mais acessÍvel e inclusivo. O trabalho uniu Secult Ceará, ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará e Associação Ceará Design (ACDesign).

Quem pode participar

Podem participar do Edital Ceará da Cidadania e Diversidade Cultural pessoas fÍsicas, maiores de 18 anos, nascidas e com domicÍlio no Ceará ou não nascidas no Ceará, mas com domicÍlio no estado há pelo menos dois anos. Também devem ter atuação comprovada na área cultural por pelo menos dois anos.

Reserva de vagas para pessoas indÍgenas, negras e com deficiência

O Edital Ceará da Cidadania e Diversidade Cultural reserva 20% do total de vagas para pessoas proponentes indÍgenas e negras. Ele se alinha ao Plano Estadual de Cultura, no que diz respeito a polÍticas afirmativas e à Lei Estadual n. 17.432/2021.O edital também contempla pelo menos 10% de projetos propostos por pessoas com deficiência.

Sobre o Íris

O Íris tem como propósito promover a Cultura de Inovação no Governo do Ceará para acelerar a Transformação Digital centrada no humano e impactar positivamente o cidadão e o ambiente público.

Sobre a Associação Ceará Design

A Associação Ceará Design trabalha para aproximar designers e setor público e privado, ao difundir a ideia de um design que pode gerar impacto e transformação na vida das pessoas e na economia do nosso estado. A ACDesign reúne profissionais e estudantes de diversas áreas do Design, como Design gráfico, de produto de moda e de interiores, sendo uma das poucas associações de design em atividade no paÍs.

Serviço

Live tira-dúvidas

Data: 3 de março, quinta-feira, às 15h

Local

Edital Ceará da Cidadania e Diversidade Cultural

Inscrições: 16 de fevereiro a 16 de março de 2022

Acesse