Íris compartilha experiência do Programa Linguagem Simples Ceará na Semana de Controle da Controladoria Geral do Distrito Federal

Íris compartilha experiência do Programa Linguagem Simples Ceará na Semana de Controle da Controladoria Geral do Distrito Federal

O evento, que aconteceu em BrasÍlia, foi transmitido pela TV Controladoria DF

Através da Linguagem Simples, instituições públicas podem se aproximar mais de cidadãs e cidadãos. Esse foi um dos temas abordados, na quarta-feira (22), durante participação do Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará na “Semana de Controle da Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF): inovação e tecnologia por melhores entregas do controle no Brasil”.

O Laboratório participou da programação com a palestra “Linguagem Simples: a ponte entre o controle e o cidadão a partir do experimento do Ceará”, que foi conduzida pela coordenadora do Programa Linguagem Simples Ceará, Isabel Ferreira Lima. Ela destacou: “Estamos propondo uma nova cultura de linguagem para o setor público por meio da técnica da Linguagem Simples”.

A Linguagem Simples é um movimento social pelo direito de entender as informações públicas e também uma técnica de comunicação que une texto e elementos visuais. “É importante trazer a imagem, o design, para junto da informação textual”, reforçou Isabel. Além disso, ela disse que a técnica tem a capacidade de aproximar as instituições públicas de todas as pessoas, por ter um caráter inclusivo e acessÍvel.

Entre os benefÍcios da técnica da Linguagem Simples para a população, estão: garantia de direitos e acesso a polÍticas públicas, cumprimento de deveres, mais autonomia no contexto digital e mais participação social. Já para as instituições, são: confiança, agilidade, transparência e economia.

Isabel pontuou ainda: “A Linguagem Simples é inovação porque ela transforma e rompe com uma cultura escrita complexa que se perpetua, além disso, propõe a comunicação do governo sob a lógica do uso e não mais do processo. A comunicação é desenhada conforme a necessidade real de quem vai consumir a informação”.

Também foram apresentados os eixos do Programa Linguagem Simples Ceará, sendo eles: facilitar, que trabalha a transformação e simplificação de documentos; formar, que dissemina o ensino da técnica; e engajar, que promove adesão e engajamento da gestão pública à Linguagem Simples. Além disso, foram mostradas as diretrizes da técnica do Governo do Ceará, entre elas: planejar, redigir e entregar a cidadãs e cidadãos textos com informações claras e compreensÍveis e usar palavras conhecidas e evitar termos técnicos, jargão jurÍdico, estrangeirismos e siglas sem explicar o que elas significam.

No momento final da apresentação, para inspirar o público, foram apresentados casos práticos trabalhados pelo Íris junto a parceiros, como a simplificação de editais públicos, em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, e os avisos para regularizar dÍvida da Procuradoria Geral do Estado do Ceará. Outro exemplo mostrado foi o Aviso de Inscrição de Débito na DÍvida Ativa da União, da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. Os casos apresentados também têm aplicação de Direito Visual, técnica que facilita a comunicação jurÍdica, e Design.

Conforme o controlador-geral do Distrito Federal, Paulo Wanderson Martins: “a Semana de Controle da CGDF, que nasceu como uma capacitação interna, vem sendo tão acompanhada pelos outros estados que decidimos, este ano, fazer todas as escolhas pensando não apenas na nossa realidade, mas nas necessidades e nos casos de sucesso do controle interno no Brasil”. Durante os três dias da VI Semana de Controle da CGDF, foram realizados painéis de debate, exposição de inovações e exibição de produtos e serviços inovadores que podem ser aplicados ao controle nacional.

O evento continua disponÍvel no canal da TV Controladoria DF no Youtube. Para assistir, clique aqui.