Primeiro edital da Pinacoteca do Ceará, cocriado com o ÍRIS, usa as técnicas de Linguagem Simples, Direito Visual e Design Editorial

Primeiro edital da Pinacoteca do Ceará, cocriado com o ÍRIS, usa as técnicas de Linguagem Simples, Direito Visual e Design Editorial


O edital está disponÍvel no Mapa Cultural do Ceará através do link bit.ly/editalpinacoteca

No setor público, as técnicas de Linguagem Simples, Direito Visual e Design Editorial facilitam o acesso a informações para cidadãs e cidadãos, por tornarem documentos jurÍdicos e administrativos mais acessÍveis e inclusivos. O Edital de Pesquisa e Criação, primeiro da Pinacoteca do Ceará, já é lançado com a aplicação dessas técnicas. Isso foi possÍvel devido ao trabalho de cocriação com o ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará.

O edital segue o que propõe a PolÍtica Estadual de Linguagem Simples, instituÍda pela Lei Nº 18.246, de 1 de dezembro de 2022, que tem o objetivo de estimular na gestão pública uma mudança na cultura de comunicação administrativa, priorizando o foco nas cidadãs e nos cidadãos e entregando à população informações claras e compreensivas.

“Busquei o ÍRIS em um primeiro momento para que a Pinacoteca tivesse em seu primeiro edital a Linguagem Simples. Isso é essencial”, é o que diz o diretor da Pinacoteca, Rian Fontenele. Ele menciona ainda que, como artista, sabe o quanto isso pode facilitar o acesso ao edital. “Estou imensamente feliz pela parceria e pelo resultado do trabalho com o ÍRIS”, ressalta.

O processo de elaboração do documento, realizado em paralelo pelas equipes do ÍRIS, da Pinacoteca e do Instituto Mirante, passou pelas etapas de planejamento, escrita e revisão em Linguagem Simples e seguiu para as etapas de aplicação de Direito Visual e Design Editorial.

Conforme destaca a gestora de Experiência do Usuário e Linguagem do ÍRIS, Isabel Ferreira Lima, é por meio do processo de cocriação que o ÍRIS tem levado a Cultura de Inovação para dentro das demais instituições do estado. Ela destaca: “um diferencial desse projeto foi ter a designer da Pinacoteca, Sara Fael, trabalhando no ÍRIS. Foi uma oportunidade de testarmos mais um formato de cocriação, trazendo uma profissional do órgão parceiro para construir o material lado a lado das equipes do laboratório”.

Além da aplicação das técnicas mencionadas, que facilitam a comunicação com a população, o edital traz recursos pensados para a melhor experiência de leitura dos usuários, a exemplo de uma página de abertura convidativa e que conversa diretamente com o público-alvo do edital, um sumário clicável na versão digital e uma página com o fluxo de todo o processo, desde o perÍodo de inscrição até o resultado final.

A diretora executiva da Pinacoteca, Ana Javes, pontua que a cocriação com o ÍRIS foi um momento de aprendizagem conjunta muito importante para todos os participantes do processo de elaboração do edital. “Isso que a gente vivenciou nos dá conhecimento e bagagem para nossos próximos editais. O primeiro edital da Pinacoteca já ser em Linguagem Simples nos deixa orgulhosos e contentes, por ser um modelo capaz de inspirar outros documentos”, reforça.

Edital de Pesquisa e Criação
Em um convite para ocupar a Pinacoteca do Ceará, o Edital de Pesquisa e Criação é voltado para a área das Artes Visuais e vai selecionar artistas e pesquisadores(as) interessados(as) em desenvolver um projeto de criação artÍstica ou de pesquisa no equipamento, no perÍodo de 60 dias. As inscrições acontecem de 17 a 25/01, no Mapa Cultural do Ceará, através do link bit.ly/editalpinacoteca.

O edital tem como objetivos estimular a experimentação, a produção e a pesquisa em arte; selecionar projetos que falem sobre arte e sua relação com curadoria, acervo e mediação; oferecer um programa de desenvolvimento de projetos artÍsticos que dialoguem entre os vários campos das Artes Visuais e criar relações entre as áreas de atuação da Pinacoteca, construindo modos de convivência e ocupação desse equipamento cultural.

Sobre a Pinacoteca do Ceará
A Pinacoteca é um equipamento público da Secretaria da Cultura (Secult-CE), administrado em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. Ela faz parte da Rede de Equipamentos Culturais da Secult-CE (Rece).

Sobre o ÍRIS
O ÍRIS tem como propósito promover a Cultura de Inovação no Governo do Ceará e acelerar a Transformação Digital centrada no humano para impactar positivamente cidadãs e cidadãos e o ambiente governamental.

Acesse aqui o edital.