Acesso Cidadão simplifica a entrada no sistema Tramita, da Sefaz Ceará

Acesso Cidadão simplifica a entrada no sistema Tramita, da Sefaz Ceará

Os pedidos de isenção realizados através do sistema, agora, podem ser feitos sem a necessidade do certificado digital

 

O Acesso Cidadão é uma ferramenta de login único aos serviços digitais do Governo do Ceará, implementado para facilitar o acesso de plataformas do estado para cidadãs e cidadãos cearenses. Agora, por meio dele,
pessoas com eficiência (PCDs), taxistas e mototaxistas podem solicitar a isenção do Imposto sobre Propriedade de VeÍculos Automotores (IPVA) pelo sistema Tramita, da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), sem a necessidade de apresentar um certificado digital. Taxistas e PCDs também podem utilizar a ferramenta para pedir isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Conforme ressalta a coordenadora do projeto Big Data Ceará, Ticiana Linhares, “a plataforma Acesso Cidadão propõe que servidores e cidadãs e cidadãos possuam apenas uma conta e senha para qualquer serviço ou sistema do Governo, desde que este esteja integrado ao Acesso Cidadão”.

Clique aqui e confira como fazer login no Tramita via Acesso Cidadão.


Mais sobre o Acesso Cidadão

A ferramenta foi desenvolvida pelas equipes do Íris| Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará e do Programa Cientista Chefe e está hospedado na infraestrutura da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). Atualmente, o acesso Cidadão conta com mais de 6500 usuários cadastrados. Entre os serviços que a ferramenta também possibilita a entrada, estão: Big Data Social, Plataforma Mais Infância, Sistema dos Agentes Mais Infância e alguns serviços do Ceará App.

O Acesso Cidadão permite login via Cadastro de Pessoas FÍsicas (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa JurÍdica (CNPJ) e senha, via Gov.Br, via certificado digital e via QR Code.Acesso para pessoas jurÍdicas


Clique aqui para saber o passo a passo de acesso para pessoa jurÍdica.


Mais sobre o Tramita

É um sistema de virtualização de processos utilizado pelos contribuintes do Estado para solicitar e acompanhar demandas junto à Secretaria da Fazenda, visando a otimização do atendimento.