Iniciativa pioneira no Brasil, Governo do Ceará disponibiliza primeira edição Anuário de Movimentos Sociais do Ceará

Iniciativa pioneira no Brasil, Governo do Ceará disponibiliza primeira edição Anuário de Movimentos Sociais do Ceará

Na quinta-feira (22/12), com a presença de representantes de movimentos sociais do Ceará, secretários e outras lideranças do Estado, aconteceu o seminário “A Importância da Participação Social na Construção da Governança Democrática” para o lançamento do Anuário dos Movimentos Sociais do Ceará ÔÇö 2022. Iniciativa pioneira no Brasil, a publicação conta com informações de 232 movimentos sociais mapeados.

A publicação, que está disponÍvel na plataforma Big Data Social, é uma iniciativa da Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo do Ceará, e contou com a cooperação do ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará e do Programa Cientista Chefe.

O Anuário tem como objetivo dar visibilidade às organizações cearenses e fortalecer a participação social destes atores na formulação e execução de polÍticas públicas, contribuindo na garantia de uma governança democrática.

Durante a programação, a assessora especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais, Zelma Madeira, reforçou o compromisso da publicação com a participação social. “A gente tem insistido no trabalho pautado em uma polÍtica de participação. Nós só podemos ter um governo democrático se tivermos interação com a sociedade civil”. Ela também destaca o pioneirismo da publicação ao pontuar: “esse é um trabalho preliminar, mas pioneiro. Então o que nós estamos deixando aqui é a provocação de ser feito um próximo anuário com a participação de mais pessoas para continuarmos esse trabalho”.

O ÍRIS e o Programa Cientista Chefe foram parceiros na construção do Anuário. A coordenadora-geral do Laboratório, Jessika Moreira, destacou que essa é uma iniciativa inovadora. “A cooperação com a Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais é sim uma inovação no setor público porque, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), uma inovação é sobre uma nova ideia, que foi implementada e que vai entregar valor público. O Anuário, sem dúvida alguma, atende esses critérios”.

A programação do seminário contou também com um debate sobre a importância da participação social na governança democrática, com a assessora Zelma Madeira e a presidenta da 1┬¬ Gestão do Fórum Interconselhos do Ceará. E, ainda, a apresentação de informações do Anuário, que estão no Big Data Social, plataforma da Proteção Social do Ceará. Entre as informações do Anuário, estão: lista de movimentos sociais do Ceará, seus nÍveis e áreas de atuação, a participação em espaço de controle social e mais.

Acesse aqui o Anuário dos Movimentos Sociais do Ceará.
bit.ly/anuariomovimentossociais