Casa Civil lança projeto “Conhecendo a Sua Casa” com apresentação da área de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo do Ceará

Casa Civil lança projeto “Conhecendo a Sua Casa” com apresentação da área de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo do Ceará

Promover a integração entre os profissionais da Casa Civil e a aproximação entre as áreas, bem como ampliar o conhecimento sobre cada uma delas é o que propõe o projeto “Conhecendo a Sua Casa”. Em sua primeira edição, realizada nesta sexta-feira (18/03), o bate-papo foi com a professora e assessora especial Zelma Madeira, que apresentou a Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo do Ceará.

Para iniciar o encontro, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Francisco Cavalcante, relatou que a iniciativa foi pensada durante a construção do Planejamento Estratégico da Casa Civil 2022-2023, de forma coletiva com os profissionais do órgão. “Essa feliz ideia é fundamental para que possamos nos conhecer. Para que as equipes possam conhecer umas às outras, os processos e trabalhos desenvolvidos. É muito importante conhecermos o que as pessoas fazem, o que elas desenvolvem, essas pessoas que são fundamentais para que a Casa Civil preste bons serviços aos cidadãos cearenses”, reforça.

O trabalho da Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais tem impacto direto na construção de polÍticas públicas do Ceará. Conforme explica a professora Zelma: “nós recebemos os movimentos e organizações populares, sociais, as que são organizadas e as que não são, que se se unem a partir de uma demanda especÍfica. Nós atendemos todo e qualquer tipo de organização”, afirma.

A assessora explica, ainda, que a área foi criada com a missão de fortalecer a democracia participativa ao estimular a mobilização social, a formação de lideranças, o exercÍcio do controle social sobre as polÍticas públicas, além de um planejamento participativo e uma gestão democrática. “Estamos aqui para falar com gente, principalmente as pessoas que estão na borda da sociedade, na periferia. É para essas pessoas que estamos aqui, queremos recebê-las, tratá-las bem, escutá-las de forma respeitosa e qualificada. Estamos aqui para fazer a mediação, a articulação, do que chega da sociedade para o Governo do Ceará”, acrescenta a professora.

Entre as principais ações da Assessoria, estão: o acolhimento aos movimentos sociais, ao recebê-los para promover a articulação entre os setores do Governo para atender suas demandas; a articulação polÍtica, voltada à promoção de parcerias entre sociedade e órgãos governamentais para formar e fortalecer a implementação de polÍticas públicas; e as assessorias, voltadas à formação e canais de participação e controle social das polÍticas públicas, programas e projetos de fomento ao desenvolvimento social.

As próximas edições do projeto “Conhecendo a Sua Casa” devem apresentar a área de Publicidade do Governo do Ceará e o ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, com data a ser definida.