Íris amplia a aplicação de Linguagem Simples, Direito Visual e Design Editorial em editais no Ceará

Tornar os documentos públicos mais simples, acessÍveis e inclusivos é uma forma de democratizar informações públicas e garantir direitos. Em parceria com a vice-prefeitura de Fortaleza, o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará conduziu o redesenho de mais um documento: o edital Painéis ArtÍsticos nas Escolas. Este é o primeiro edital simplificado da Prefeitura de Fortaleza com aplicação de Linguagem Simples, Direito Visual e Design Editorial. O edital está disponÍvel em: www.fortalezacriativa.com.

Entre os pontos colocados sobre este modelo de edital pelo vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, estão: gerar valor para a sociedade e fomentar a transparência. Ele também fala sobre a importância da parceria entre Íris e vice-prefeitura: “a gente trabalha cada vez mais de forma colaborativa, assim conquistamos melhores resultados e entregamos melhores serviços à população”.

A coordenadora-geral do Íris, Jessika Moreira, acrescenta: “essa é uma ação que amplia o acesso à informações e polÍticas públicas. Queremos, cada vez mais, fomentar esse movimento pela simplificação, pela construção de instrumentos públicos mais acessÍveis e inclusivos. Estamos avançando e conquistando mais espaço na gestão pública no paÍs”, pontua.

Este modelo de edital também reduz a quantidade de dúvidas em relação ao documento, podendo ainda ampliar o número de inscrições. Esses estão entre os benefÍcios colocados pela coordenadora do Programa Linguagem Simples Ceará, Isabel Ferreira Lima, ao falar sobre o documento. “A união das três técnicas permitiu reorganizar o conteúdo, destacando as informações mais relevantes e reforçando o conteúdo textual com elementos visuais, cores e outros elementos utilizados para facilitar o acesso à informação”, celebra.

A gestora de Inovação JurÍdica do Íris, Mariana Zonari, destaca que o Direito Visual fortalece a relação de confiança entre o emissor do edital e o leitor das informações do documento. “Ele é um instrumento para fortalecer a confiança, um instrumento de transparência, de democracia, de cidadania. O Direito Visual é uma ponte entre o Estado e o cidadão”, reforça.

Mais sobre o edital

O concurso irá escolher 40 trabalhos visuais de artistas residentes em Fortaleza para reproduzi-los em painéis de cerâmica em escolas públicas da cidade. As inscrições são presenciais, gratuitas e estarão abertas entre os dias 20 de abril e 30 de maio de 2022. Os interessados devem se dirigir à sede da Central de Licitações da Prefeitura de Fortaleza (CLFOR), na Avenida Heráclito Graça, n. 750, Centro ÔÇö Fortaleza, no horário das 8h às 17h. Além da divulgação dos trabalhos artÍsticos no ambiente escolar, os artistas selecionados receberão R$ 1,5 mil pela reprodução da obra selecionada. As obras não precisam ser inéditas.

A instalação de painéis artÍsticos em escolas públicas integra os compromissos da cidade de Fortaleza como membro da Rede de Cidades Criativas da Unesco que prevê o desenvolvimento da economia criativa principalmente através do design.

Linguagem Simples, Direito Visual e Design Editorial em editais no Ceará

Em fevereiro deste ano, o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, em cooperação com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e parceria técnica da Associação Ceará Design, simplificou o Edital Ceará da Cidadania e Diversidade Cultural, o primeiro do estado com aplicação de Linguagem Simples, Direito Visual e Design Editorial.