ÍRIS lança CoCria Cidadão, programa para promover mais participação social na criação e na melhoria de serviços públicos do Estado

O lançamento do programa aconteceu na última terça-feira (22/11), no canal do YouTube do ÍRIS

O processo de cocriação reforça a aproximação entre governo e sociedade para que, juntos, sentados à mesma mesa, desenhem propostas de soluções e melhorias com impactos positivos sobre os serviços, com base em necessidades reais dos usuários e para alcançar mais valor público. Para viabilizar esse processo, o ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará lança o Programa CoCria Cidadão, que visa estimular e orientar uma cultura de testes e pesquisas sobre serviços públicos estaduais, por meio de ações cocriativas e inovadoras.

“O programa quer garantir e ampliar a participação cidadã no desenvolvimento de serviços públicos, a partir das abordagens do Design, da Experiência do Usuário (UX) e da técnica da Linguagem Simples”, explica a coordenadora-geral do ÍRIS, Jessika Moreira. Ela reforça ainda que: “a cocriação é um caminho cada vez mais apontado por publicações técnicas e por boas referências de transformação digital em governo”.

Qualquer cidadão, inclusive servidores e gestores públicos, pode ser voluntário e participar do CoCria Cidadão. Basta se inscrever por meio do formulário disponível no link: bit.ly/formulariococria. O ÍRIS irá convidar as pessoas inscritas para cocriar, durante pesquisas e testes sobre serviços ofertados pelo estado. Os testes envolverão, sobretudo, aplicativos, plataformas, sites, documentos administrativos e jurídicos e metodologias de projetos de inovação. O objetivo será avaliar, desenhar ou melhorar um serviço, orientando-o ao uso e ao contexto dos usuários.

“A partir de uma rotina de experimentos e de testes no Governo do Ceará, que acontecem através do ÍRIS, temos mais um caminho para ampliar a participação social. Por meio do Núcleo de Experiência do Usuário e Linguagem, buscamos entender melhor o cidadão-usuário cearense, de modo que ele participe da criação e da melhoria de serviços públicos”, reforça a coordenadora do Núcleo de Experiência do Usuário e Linguagem, Isabel Ferreira Lima.

Isabel menciona um exemplo bem-sucedido de cocriação, que aconteceu este ano, durante o desenvolvimento do projeto “(Re)Design do Portal de Serviços da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE)”: “Realizamos uma oficina presencial, no ÍRIS, convidando, além dos servidores, alguns cidadãos-usuários do portal — contador, advogado tributarista, professora, microempreendedor individual e profissional da área de TI. Eles nos apontaram um modelo de categorização dos serviços, sob sua lógica de uso e necessidade”, explica. “Isso nos dá condição de sugerir uma interface planejada mais ainda para o modelo mental do usuário”.

Mais sobre o ÍRIS e o Núcleo de Experiência do Usuário e Linguagem:
O ÍRIS tem como propósito promover a Cultura de Inovação no Governo do Ceará, e acelerar a Transformação Digital centrada no humano e impactar positivamente cidadãs e cidadãos e o ambiente público.

O Núcleo de Experiência do Usuário e Linguagem é uma área do ÍRIS e atua no (re)design e na melhoria de serviços públicos, a partir de trabalhos que inovam nas relações dos cidadãos-usuários com o governo e otimizam o seu desempenho, para que serviços e documentos públicos sejam acessados de forma ágil e descomplicada. 

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