Plataforma Acesso Cidadão propõe implantação de login único em canais digitais do Governo do Ceará

O Governo do Ceará tem investido em ferramentas tecnológicas que sirvam como instrumento para aproximar o Estado da população. Entre essas plataformas está o Acesso Cidadão, plataforma de login único disponibilizada desde maio de 2021 com o objetivo de facilitar a entrada em canais digitais do governo. A ferramenta foi desenvolvida pelas equipes do ÍRIS| Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará e do Programa Cientista Chefe.

A utilização de uma plataforma de login único se integra com as dimensões de governo digital estabelecidas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e adotadas pelo Governo do Ceará. A partir delas, entende-se que as polÍticas públicas devem ser conduzidas pelos usuários, ou seja, ter como foco as reais necessidades das pessoas, simplificando o contato entre os interessados.

O Acesso Cidadão foi desenvolvido para que diferentes serviços digitais do Governo do Ceará possam ser integrados a ele, ou seja, a plataforma garante a servidores e cidadãs e cidadãos que possuam apenas uma conta e senha para qualquer serviço ou sistema do Governo, desde que este esteja integrado ao Acesso Cidadão.

A ferramenta conta com mais de 3500 usuários cadastrados e já foi implementada para possibilitar entradas no Big Data Social, na Plataforma Mais Infância e no Sistema dos Agentes Mais Infância, totalizando 9 serviços. O Ceará App também utiliza o Acesso Cidadão para login em serviços do aplicativo. A plataforma permite login via Cadastro de Pessoas FÍsicas (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa JurÍdica (CNPJ) e senha, via Gov.Br, via certificado digital e via QR Code.

O próximo serviço que disponibilizará o login via Acesso Cidadão é o Sistema Tramita, da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE), que é utilizado para a tramitação de processos para atendimento de demandas dos contribuintes no Processo Administrativo Tributário. O benefÍcio dessa integração é que o Tramita passa a aceitar login dos usuários sem a necessidade de um certificado digital, o que torna o acesso ao sistema mais simples para os usuários.

“A centralização do login é garantia de uma melhor experiência para as cidadãs e cidadãos, que, com um só cadastro, passarão a ter maior agilidade no momento do login. Além disso, é uma forma de oferecer maior confiabilidade, com uma plataforma que concentra os dados das pessoas em um só lugar”, explica Ticiana Linhares, coordenadora do projeto Big Data Ceará.

Com as aplicações atuais, o Acesso Cidadão permite, por exemplo, que agentes sociais ligados à Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) se conectem às demandas da população atendida pelos programas com maior facilidade. Os servidores do estado já constam na base de dados da plataforma, com pré-cadastro que facilita o primeiro acesso. A expectativa é que a plataforma possa ser adotada por mais serviços oferecidos pelo Governo do Ceará.

Integração de serviços ao Acesse Cidadão
O Acesso Cidadão está aberto à implementação de novos serviços do Governo do Ceará. Para a integração, órgãos e secretarias do Estado podem entrar em contato com o ÍRIS através do e-mail iris@irislab.ce.gov.br e cadastrar o serviço a ser integrado na plataforma. Após o cadastro, seguem os demais passos da implementação que estão disponÍveis no site do ÍRIS.

Para saber mais sobre o Acesso Cidadão, clique aqui