ÍRIS realiza mentoria do Agiliza AÍ com a Assembleia Legislativa do Ceará

ÍRIS realiza mentoria do Agiliza AÍ com a Assembleia Legislativa do Ceará

O Agiliza AÍ é um programa do ÍRIS para implementar metodologias ágeis no setor público

No último mês de novembro, o ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará deu inÍcio ao Agiliza AÍ, programa de mentoria em metodologias ágeis para o setor público. A Assembleia Legislativa do Ceará foi uma das três instituições selecionadas.

Por meio do ÍRIS, essa é a primeira vez que o Estado oferta um programa de metodologias ágeis para seus servidores, no intuito de continuar fomentando cada vez mais uma cultura de inovação aberta.

A área da Assembléia contemplada pela mentoria foi o Centro de Mediação e Gestão de Conflitos. A coordenadora do setor, Raisa Pontes, diz acreditar que: “temos muito a ganhar através do trabalho do ÍRIS”.

O Agiliza AÍ é uma capacitação para gestores e profissionais do setor público em metodologias ágeis, com abordagem de um conjunto de técnicas e práticas de gestão aplicadas em projetos para aumentar a rapidez, a eficiência e a produtividade das equipes.

O programa é dividido em cinco etapas, são elas: palestra de sensibilização, oficina e construção de fluxo de organização, mentoria de papéis e aplicações técnicas, capacitação de ferramentas, acompanhamento e avaliação de desempenho. No último dia 8 de dezembro, foi realizada a terceira etapa da mentoria este ano e as próximas estão previstas para janeiro de 2023.

Conforme relata a agilista do ÍRIS, Amanda Lima, os encontros oferecem formação técnica e ajudam a entender como e porquê a aplicação de metodologias ágeis contribuem no desenho de serviços de valor contÍnuo. Ela destaca ainda que: “as metodologias ágeis contribuem para um espaço seguro de troca para construção de uma cultura de inovação”.

Utilizar práticas ágeis no setor público é um grande desafio, devido às suas particularidades, à sua burocracia e à sua cultura organizacional. O programa Agiliza recebeu 48 inscrições e 3 instituições foram selecionadas: além da Assembleia Legislativa do Ceará, também foram escolhidas a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-Ce) e o Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Saiba mais sobre o Agiliza AÍ: https://irislab.ce.gov.br/programa/programa-agiliza-ai/