Oficina piloto do Íris trabalha categorização da página de serviços da Sefaz-CE

Oficina piloto do Íris trabalha categorização da página de serviços da Sefaz-CE

Como resolver problemas com base na metodologia do Design Centrado no Usuário foi o ponto de partida da oficina piloto “Recategorização de Serviços”, realizada pelo Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará com a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), na última quinta-feira (5/5). A ação faz parte do projeto “Redesign da página de serviços da Sefaz-Ce”.

Dois perfis de participantes ÔÇö servidores da secretaria e cidadãos-usuários ÔÇö participaram da oficina. Na oportunidade, foi utilizada a técnica de card sorting (em português, classificação de cartões), com o objetivo de propor uma melhor forma de organizar as informações disponÍveis na página de serviços da Sefaz-CE, considerando a visão do usuário. Eles construÍram três modelos de categorização, que serão analisadas nas próximas etapas do projeto.

A coordenadora do Núcleo de Experiência do Usuário e Linguagem, Isabel Ferreira Lima, explica que a oficina é embasada em metodologias de Design e pode ser replicada em outras secretarias. “Estamos amadurecendo e expandindo o núcleo de Experiência do Usuário (UX) do Íris para buscar enraizar, em todo o governo, a lógica do ÔÇÿusuário no centroÔÇÖ dos serviços e das polÍticas públicas”.

Para a supervisora do núcleo do Plantão Fiscal da Sefaz-CE, PatrÍcia PatrÍcio, participar da oficina foi uma experiência gratificante e enriquecedora. “A interação de servidores da Sefaz de diversos setores e representantes da sociedade nos mostrou que para prestar um melhor serviço precisamos nos colocar no lugar do usuário. SaÍmos da oficina com um grande desafio e muitas reflexões”, pontua.

Os resultados da oficina oferecem subsÍdios para a próxima etapa do projeto, a prototipação da nova tela da página de serviços, seguida dos testes com usuários.