Com parceria do Íris, Secretaria da Fazenda do Ceará avalia intervenções do Projeto Engajamento

Com parceria do Íris, Secretaria da Fazenda do Ceará avalia intervenções do Projeto Engajamento

O projeto, estruturado para criar uma nova cultura no serviço público através da capacitação e do engajamento de equipes, está sendo implementado com gestores e lÍderes da Sefaz CE e tem como base o Guia Prático para Engajamento de Equipes. Supervisionado pelo autor, pesquisador e economista comportamental israelense-americano, Dan Ariely, o Guia aponta que a produção de um ambiente saudável proporciona o engajamento e, consequentemente, a produtividade do trabalhador, revertidos em melhoria de serviços para os cidadãos.

Durante a etapa de seleção de fatores, os participantes da oficina buscaram encontrar formas de impactar positivamente suas equipes. Conforme aponta o Guia Prático para Engajamento de Equipes, a estratégia é concentrar esforços onde a chance de resultados positivos é maior. Para isso, o foco das ações deve ser onde a organização se destaca positivamente e em fatores que estão puxando o nÍvel de engajamento para baixo.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, avalia que por meio dessas oficinas serão aprimoradas ferramentas para melhorar os nÍveis de engajamento do órgão. “Vamos fortalecer o que nós temos de bom e também priorizar o que precisamos melhorar. Temos a perspectiva de expandir esse projeto para que todos os nossos servidores possam responder a pesquisa e para que consigamos cada vez mais ter melhores resultados em nossas atividades”, destaca Fernanda.

Entre os fatores prioritários, estão: erros honestos, equidade, confiança e transparência, autonomia, valorização, clareza da expectativa e capacidade de execução. Já a fase de seleção das intervenções foi iniciada com a análise de ações que podem ser aplicadas, como: ferramentas para dar feedback, ferramentas para dar autonomia de verdade, ferramentas para planejar e executar e ferramentas para investir na liderança. Após selecionadas as intervenções, inicia-se a etapa de planejar a implementação do que foi estruturado anteriormente e de medir os resultados do que foi realizado.

Projeto Engajamento

No episódio 105 do Podcast Cearenseando, com o tema “Liderança e Engajamento na Gestão Pública”, a coordenadora-geral do Íris, Jessika Moreira, e as gestoras do Instituto Gesto, Erika Nascimento e Camila Nonaka, falam sobre o Projeto Engajamento, a formação de lideranças no Estado do Ceará e o engajamento de servidores públicos para os desafios e transformações que se impõem.
Confira aqui.

Guia para Engajamento

Ferramenta para apoiar polÍticas estratégicas de gestão de pessoas no setor público, com foco na capacitação de lideranças. O guia é uma realização das seguintes instituições: Fundação Lemann, Fundação Brava, Instituto Humanize e República.org, com a parceria técnica da Kayma e da Universidade Duke.
Confira aqui.