Com parceria do Íris, Secretaria da Fazenda do Ceará avalia intervenções do Projeto Engajamento

Com parceria do Íris, Secretaria da Fazenda do Ceará avalia intervenções do Projeto Engajamento
Nos dias 31/1 e 7/2, foi realizada oficina virtual para selecionar fatores e levantar possibilidades de intervenções do Projeto Engajamento, aplicado na Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), a partir da parceria do órgão com o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, o Instituto Gesto e a Kayma.

O projeto, estruturado para criar uma nova cultura no serviço público através da capacitação e do engajamento de equipes, está sendo implementado com gestores e líderes da Sefaz CE e tem como base o Guia Prático para Engajamento de Equipes. Supervisionado pelo autor, pesquisador e economista comportamental israelense-americano, Dan Ariely, o Guia aponta que a produção de um ambiente saudável proporciona o engajamento e, consequentemente, a produtividade do trabalhador, revertidos em melhoria de serviços para os cidadãos.

Durante a etapa de seleção de fatores, os participantes da oficina buscaram encontrar formas de impactar positivamente suas equipes. Conforme aponta o Guia Prático para Engajamento de Equipes, a estratégia é concentrar esforços onde a chance de resultados positivos é maior. Para isso, o foco das ações deve ser onde a organização se destaca positivamente e em fatores que estão puxando o nível de engajamento para baixo.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, avalia que por meio dessas oficinas serão aprimoradas ferramentas para melhorar os níveis de engajamento do órgão. “Vamos fortalecer o que nós temos de bom e também priorizar o que precisamos melhorar. Temos a perspectiva de expandir esse projeto para que todos os nossos servidores possam responder a pesquisa e para que consigamos cada vez mais ter melhores resultados em nossas atividades”, destaca Fernanda.

Entre os fatores prioritários, estão: erros honestos, equidade, confiança e transparência, autonomia, valorização, clareza da expectativa e capacidade de execução. Já a fase de seleção das intervenções foi iniciada com a análise de ações que podem ser aplicadas, como: ferramentas para dar feedback, ferramentas para dar autonomia de verdade, ferramentas para planejar e executar e ferramentas para investir na liderança. Após selecionadas as intervenções, inicia-se a etapa de planejar a implementação do que foi estruturado anteriormente e de medir os resultados do que foi realizado.

Projeto Engajamento

No episódio 105 do Podcast Cearenseando, com o tema “Liderança e Engajamento na Gestão Pública”, a coordenadora-geral do Íris, Jessika Moreira, e as gestoras do Instituto Gesto, Erika Nascimento e Camila Nonaka, falam sobre o Projeto Engajamento, a formação de lideranças no Estado do Ceará e o engajamento de servidores públicos para os desafios e transformações que se impõem.
Confira aqui.

Guia para Engajamento

Ferramenta para apoiar políticas estratégicas de gestão de pessoas no setor público, com foco na capacitação de lideranças. O guia é uma realização das seguintes instituições: Fundação Lemann, Fundação Brava, Instituto Humanize e República.org, com a parceria técnica da Kayma e da Universidade Duke.
Confira aqui.